terça-feira, 24 de julho de 2012

Diálogo entre . . .

-Desmarca-te! – disse o João para o Pedro.
- O meu nome é Rui! – afirmou o Rui para o João.
- Apenas pedi para te desmarcares! – contestou o João, que afinal se chamava Nuno.
- Mas pensaste em “Pedro”. – devolveu o Rui para o João.
- Isto está ficar confuso… - nesta altura o Joaquim interveio para chamar as pessoas à razão.
- Cala-te Verónica! – afirmaram em uníssono o Rui e o Nuno.
- Pensava que já tínhamos acordado que me tratavam por Joaquim… - foram as palavras proferidas pelo Joaquim.
- E eu pensava que o João não pensava em mim como “Pedro”! – disse o Rui.
- Eu só pedi para te desmarcares! Não disse mais nada. – resposta do João.
- Isto está a ficar confuso… - repetiu o Joaquim novamente.
- Confuso era se tivesse dito “demarca-te”… - disse o João.
- A propósito, qual a diferença entre “demarcar” e “desmarcar”? – perguntou o Nuno.

desmarcar
(des- + marcar)
v. tr.
v. tr.
1. Tirar a marca a.
2. Tirar os marcos de.
3. Tornar excessivo ou desmedido.
4. Anular uma reserva, uma marcação, um compromisso.
v. pron.
v. pron.
5. Escapar-se (o jogador, em certos desportos coletivos, como o futebol ou o andebol.handebol) ao adversário que o guarda ou marca.

demarcar
(de- + marcar)
v. tr.
v. tr.
1. Fazer a demarcação de.
2. [Figurado]   [Figurado]  Separar; distinguir; determinar.
3. Indicar; apontar; marcar.
4. Definir.
5. Regular.

Sem comentários:

Enviar um comentário